Em colaboração com pesquisadores de universidades dos Estados Unidos e da Europa, um botânico amador que vive no litoral norte da Bahia, o russo Alex Popvkin, descreveu uma nova espécie de planta da mata atlântica que se "ajoelha" e enterra a própria semente.
Por ser membro de sua família a exibir esse comportamento adaptativo, o vegetal recebeu o nome científico de Spigelia genuflexa. Durante a maturação do fruto, as inflorescências basais da S. genuflexa inclinam-se em direção ao solo e depositam as sementes sobre a superfície ou as enterram sob os musgos.
"É a primeira publicação minha sobre botânica que saiu numa revista peer review", diz o russo, cujo trabalho apareceu em setembro no periódico PhytoKeys. Os exemplares da planta foram encontrados no solo arenoso da Fazenda Rio do Negro, no município de Entre Rios, de propriedade de Popvkin. Um empregado se interessou pelas flores brancas e rosas de um exemplar do vegetal, que chega no máximo a 25 cm de altura, e o levou para a avaliação de Popvkin. Depois de fazer foto da planta e colocá-las na internet, o botânico amador iniciou uma parceria de estudos com pesquisadores do exterior que redundou na descrição de uma nova espécie e na publicação do artigo numa revista internacional.
Fonte: Pesquisa FAPESP 2001 - nº188
Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT/FIEMG
Consultoras de Inovação: Kelly e Ana Paula
Contatos: nit01@cintap.com.br 3230-5222
twitter: @nituberlandia
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário