Módulo Sustentável
O Brasil irá instalar na Antártida um módulo de pesquisa que está sendo preparado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Batizado de Criosfera 1, o módulo já recebeu sistemas de energia e equipamentos em São José dos Campos, e em breve seguirá para Porto Alegre, de onde inicia a viagem para a latitude 85ºS, a cerca de 500 quilômetros do polo Sul geográfico.
Financiado pelo Programa Antártico Brasileiro Proantar), o módulo será o primeiro do tipo instalado no interior antártico a funcionar 24 horas por dia, sem a necessidade de técnicos acompanhando as operações, pois os dados serão enviados via satélite, e sem a necessidade de técnicos acompanhando as operações, pois os dados serão enviados via satélite, e sem a emissão de poluentes - ele é dotado de painéis solares e geradores de eólicos. Serão coletados dados meteorológicos, como velocidade dos ventos e temperatura, e realizadas medições da composição química da atmosfera da região.
Durante o primeiro ano de funcionamento do módulo, cientistas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do INPE irão investigas as consequências climáticas da redução da camada de ozônio sobre o polo Sul e o transporte atmosférico de poluentes para o ar da região.
Fonte: Revista Pesquisa Fapesp nº 188
Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT/FIEMG
Consultoras - Kelly e Ana Paula
Contatos: 3230-5222 ou nit01@cintap.com.br
twitter: @nituberlandia
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário