terça-feira, 14 de junho de 2011

Lançado edital de programa de incentivo à inovação

Para incentivar o desenvolvimento da rede de instituições que fomentam a inovação nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Alagoas e Paraíba foi criado o Programa de Fortalecimento dos Sistemas Estaduais de Inovação. Estes estados fazem parte do plano piloto do programa, cujos resultados vão orientar sua implementação em outras regiões do país. Para dar início à primeira etapa, foi aberto edital para a liberação de recursos financeiros, cuja inscrição vai até março de 2012. “Os melhoramentos previstos nos projetos inscritos devem trazer benefícios os mais amplos possíveis, que gerem ganhos de eficiência coletiva para setores, cadeias produtivas ou sistemas de inovação – e não apenas para uma única empresa”, explicou o gerente do Núcleo de Apoio à Inovação do Instituto Euvaldo Lodi, Célio Cabral.

Para participar, o projeto deve envolver, pelo menos, três instituições de ciência e tecnologia parceiras do programa no estado (em Minas, por exemplo, Instituto Euvaldo Lodi, Fundação Dom Cabral e Fapemig). Serão liberados US$ 800 mil para os trabalhos escolhidos, valor que será dividido entre os estados. Os recursos são do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em Minas e Santa Catarina, os selecionados devem investir no mínimo 40% do total dos custos do projeto; valor que em Alagoas e Paraíba fica em 30%. “Não há uma quantia fixa para cada estado. Se algum não conseguir emplacar número suficiente de projetos, a verba será remanejada para outros”, disse Cabral.

O programa é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (com a parceria das Federações dos estados envolvidos), do BID, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Agência Espanhola para Cooperação e Desenvolvimento (AECID). Seu objetivo, entre outros, é o de promover e aumentar a articulação entre os setores público e privado, incluindo instituições de pesquisa públicas, universidades e setor produtivo. Também pretende-se apoiar, melhorar e desenvolver instrumentos e programas capazes de aumentar a inovação nas empresas.

Os projetos serão examinados em duas etapas. Primeiramente por um comitê avaliador. Cumprida esta fase, o projeto segue para análise do Conselho Diretor Nacional do programa.

Em Minas, o IEL é o responsável por colocar em prática as ações do programa, juntamente com os parceiros locais. Como, por exemplo, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, SIMI, Sebrae-MG, Fapemig, Rede Mineira de Inovação (RMI), Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), Universidades, Centros de Pesquisa, entre outros.

Para maiores informações entrar em contato com Kelly ou Ana Paula (Consultoras de Inovação) no Núcleo de Inovação Tecnológica da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (NIT/FIEMG), pelo telefone: (34) 3230-5200 ou pelo e-mail: nit01@cintap.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário