quinta-feira, 16 de junho de 2011

Inovação: Você tem medo de inovar?

Com o mundo e, consequentemente, os mercados se transformando numa velocidade nunca antes vista, a palavra inovação tem sido repetida como um mantra em todas as empresas. Será que todas as companhias, entretanto, já se deram conta de qual o papel do "fazer diferente" para o crescimento de um negócio?

O norte-americano Mark W. Johnson, co-autor do livro "Inovação para o crescimento", alega que as mudanças se dão num ritmo cada vez mais rápido e, portanto, as empresas precisam estar preparadas para se reinventar. As novas tecnologias estão ocupando os espaços de tal modo que uma hora podem se tornar uma ameaça, caso você não as acompanhe.

Riscos

Inovar, no entanto, envolve riscos, certo? Johnson chama atenção justamente para o contrário. Segundo ele: As empresas precisam inovar para crescer em outros mercados, em vez de simplesmente sustentarem-se nos nichos já conquistados.

Ouvir os clientes: eles estabelecem as regras

Hoje, mais do que nunca, os clientes determinam como o mercado deve agir (ou, pelo menos, deixam escapar algumas dicas sobre o que querem). Você tem que perguntar aos clientes o que eles querem, em vez de ficar simplesmente falando sobre os atributos dos seus produtos. E você tem que entender as respostas de todos os pontos de vista, incluindo suas emoções.

Quer saber mais sobre como desenvolver e suscitar um ambiente inovador na sua empresa? Entre em contato com Kelly ou Ana Paula - Consultoras do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT - FIEMG/CINTAP), pelo telefone: (34)3230-5200 ou pelo e-mail: nit01@cintap.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário