Segundo Silvio Meira:
O que é inovação?
Inovação significa emitir nota fiscal. Se você tem uma tecnologia fantástica, mas não vende, não é uma inovação.
Inovação é igual à criatividade com qualidade. Criatividade é ter habilidade para pegar ideias existentes, transformá-las e colocá-las em prática. Qualidade é oferecer o que o cliente quer pelo preço que ele pode pagar.
A principal característica de pessoas inovadoras é a adapdabilidade. Não é preciso ser o mais forte ou o maior, mas sim ser o que se adapta mais rápido às mudanças do mundo.
Conclusão: Crie algo que as pessoas estejam dispostas a pagar, caso contrário, não é inovação.
Para inovar em alto estilo, entenda as infraestruturas
Imagine quando Thomas Edison inventou a lâmpada. Pra que eu iria comprar uma lâmpada sem ter energia em casa? Sem falar do bocal da lâmpada.
O ser humano está conectado há séculos em redes através das infraestruturas. Infraestruturas são os sistemas de distribuição de água, energia, esgoto, etc. A internet é a infraestrutura de distribuição de informação, tratá-la como tal ajuda a entender as tendências e observar oportunidades.
A revolução da internet comparada com as outras infraestruturas é que ela pode ser alimentada por uma pessoa comum. Você não pode gerar água nem energia em casa e distribuir para as outras pessoas, a informação você pode.
Conclusão: Não crie um produto que as pessoas não consigam usar por falta de infraestrutura.
Para ser um verdadeiro inovador, você precisa estar em processo contínuo de aprendizado
Algumas pessoas fazem um esforço gigantesco para mudar o mundo, quando terminam isso, o mundo já mudou de novo.
Para ser o mais apto, é preciso ficar atento às tendências, desaprender conhecimentos ultrapassados e reaprender de acordo com as mudanças do mundo.
Desaprender é a coisa mais difícil a fazer, mas é o ponto mais importante da inovação.
Com a internet, todas as respostas já estão aí. Agora o que importa é saber fazer as perguntas certas.
Conclusão: Tenha uma base de conceitos sólidos, mas como aplicá-los da melhor maneira é um processo contínuo.
As características de um inovador:
Mudar o mundo dá muito trabalho, se você não está disposto a mudar o mundo várias vezes, em pouco tempo ficará estagnado.
O ponto alto da palestra foi quando ele falou que grudou na porta da sala dele “Pegue a sua ideia, e vá apresentar pra puta que o pariu!”. Esse foi o recado dado às pessoas que colocam suas ideias no pedestal e acham que elas valem alguma coisa. Uma ideia sem aplicação não vale nada.
Para maiores informações, dúvidas ou sugestões entrar em contato com Kelly ou Ana Paula (Consultoras de Inovação) no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/ FIEMG-CINTAP) pelo telefone 3230-5200 ou pelo e-mail: nit01@cintap.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário