O presidente do INPI, Jorge Ávila, destacou a importância do Instituto na promoção da inovação, fundamental para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros. A observação foi feita durante o painel “Cenários do comércio exterior e impacto das novas medidas de política industrial”, no Encontro Nacional do Comércio Exterior (Enaex 2011), no dia 19 de agosto, no Rio de Janeiro, cujo tema principal foi a queda no volume de exportação de produtos manufaturados.
O painel contou com a exposição de Roberto Giannetti da Fonseca, vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e diretor da Federação das Indústrias de São Paulo, e de José Augusto de Castro, que é também vice-presidente da AEB. No que diz respeito à balança comercial brasileira, Giannetti ressaltou que, embora o saldo seja positivo no conjunto, o quadro é grave em relação aos manufaturados, podendo chegar a um déficit de cerca de US$ 100 bilhões este ano.
A alta das commodities, aliada ao sucesso do agronegócio, é o que vem sustentando a balança comercial brasileira, segundo José Augusto Castro. Ele fez menção ao crescimento do mercado brasileiro, principalmente ao aumento de renda das classes menos favorecidas, destacando, contudo, que o aumento do consumo se voltou para produtos importados.
Fonte: Portal INPI
Núcleo de Inovação Tecnológica NIT/FIEMG
Consultoras de Inovação: Kelly e Ana Paula
Contatos: tel:(34) 3230-5200 ou E-mail: nit01@cintap.com.br
twitter: @nituberlandia
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário