O Brasil aplica apenas 1% do Produto Interno Bruto (PIB) em pesquisa e inovação quando seriam necessários pelo menos 2,5%, disse o presidente da Frente Parlamentar da Pesquisa e Inovação, deputado Paulo Piau (PMDB-MG).
“O fosso de conhecimento entre o Brasil e os países desenvolvidos, e até os em desenvolvimento, como é o caso da Índia na área de medicamentos, está aumentando a cada dia. Se o Brasil aumentar 10% da sua aplicação nos próximos nove anos, alcançaremos o percentual de 2,5%, o que considero razoável”, disse ele, citado pela Agência Câmara.
A declaração foi dada na segunda-feira, 3, durante a abertura do Seminário Internacional de Inovação Agropecuária, na Câmara. Piau afirmou que os Estados Unidos aplicam 2,8% do PIB nessa área, e reforçou ainda que, além de aumentar a aplicação de recursos, é preciso não fazer cortes no orçamento no setor.
Recursos do pré-sal
Recentemente, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) lançaram um abaixo-assinado com o objetivo de sensibilizar o governo para a importância de se garantir recursos para as áreas de educação e de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) nos Contratos de Partilha e no Fundo Social do pré-sal.
Fonte: Portal Inovação
Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT/FIEMG - CINTAP
Consultoras de Inovação: Kelly e Ana Paula
Contatos: Tel (34) 3230-5288 ou e-mail: nit01@cintap.com.br
Twitter: @nituberlandia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário